Você já ouviu falar em alergia alimentar? É um tipo de alergia que ocorre em algumas crianças e um percentual menor em adultos.

Então, que tal saber um pouco mais sobre esse assunto? No artigo de hoje, saiba mais sobre alergia alimentar e quais são os sintomas que indicam a sua presença na criança. Acompanhe a seguir.

Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de um determinado alimento, mesmo uma pequena quantidade de um determinado alimento pode causar alergia em algumas crianças e desencadear sinais e sintomas, que costumam variar de gravidade. Em alguns casos, a alergia alimentar pode causar sintomas graves com risco de vida – conhecida como anafilaxia. ⠀

A alergia alimentar afeta de 6 a 8% das crianças com menos de três anos de idade. Na infância os alimentos mais envolvidos são: leite de vaca, ovo, soja, peixe e trigo. ⠀

Você sabe quais são os sintomas de uma alergia alimentar?

Os sintomas de uma alergia alimentar geralmente aparecem imediatamente ou em até duas horas depois da ingestão do alimento, nas alergias com reações imediatas, chamadas de igE mediadas. Nas reações não imediatas, ditas não igE mediadas os sintomas podem aparecer após 2 horas ou alguns dias. ⠀Se o seu filho apresentar sintomas logo depois de ingerir um alimento específico, é possível que ele tenha uma alergia alimentar e deverá ser investigada. O principal sintoma é na pele, urticária. (manchas vermelhas) mas existem outros sintomas da alergia alimentar que podem ocorrer:

✅ sintomas gastrointestinais: dificuldade para deglutir, dor abdominal, cólicas abdominais, diarreia, náusea e vômitos;

✅ sintomas respiratórios: falta de ar, tosse, coriza, obstrução nasal, espirros, chiado e sensação de aperto no peito;

✅ coceira na região dos olhos, nariz e boca;

✅ irritação na boca, na garganta, nos olhos, na pele ou em qualquer outra região;

✅ tontura ou desmaio;

✅  inchaço (angioedema), principalmente nas pálpebras, face, lábios e língua; na região da boca e garganta,

✅eczema (manchas na pele) sintoma mais tardio.

Como fazer o diagnóstico de alergia alimentar?

O diagnóstico de uma alergia alimentar deverá ter como início a história clínica do paciente, relacionada a ingestão e aparecimento dos sintomas.

Após essa correlação entre ingesta e sintomas, poderão ser realizados os exames específicos de alergia, os testes cutâneos e as dosagens das igEs especificas no exame de sangue, mas o teste de provocação oral (tpo) é o padrão ouro para o diagnóstico das alergias alimentares.

Alergia alimentar tem cura?

A tendência é que o sistema imunológico da criança produza algumas células que farão com que ela adquira a tolerância e consiga consumir alimentos sem reações, porém ainda não é possível estimarmos quando será esse dia, pois dependerá também do tipo de reação que a criança apresenta ao contato com o alimento, e se durante o tratamento houve alguns escapes com aquele alimento que lhe provoca as reações.

Você ficou com alguma outra dúvida sobre a alergia alimentar? Pode deixar a sua mensagem nos comentários. Até a próxima!